Páginas

Fotografias



Há quanto tempo você não vê um álbum de fotos de papel?

É... fotos impressas, do tempo em que ainda não havia câmera digital?

Outro dia eu tava procurando um documento em casa e achei, sem querer, uma caixa cheia de fotos de papel.
Estranho, né?
Hoje a gente tem a chance de planejar a foto.
Depois da câmera digital, todo mundo sai bem na foto.
Saiu ruim?
Apaga.
Os olhos ficaram vermelhos?
Faz outra.
O beicinho ficou esquisito?
hummm, tira de novo?

Aí eu fiquei pensando como era diferente quando a gente não podia decidir se ficava ou não ficava bem na foto.
A gente levava o rolo pra revelar e aí... a surpresa!
Tudo ficava mais divertido. os flagrantes eram reais.
A tecnologia embelezou as nossas lembranças.
Retocou as nossas imperfeições. não é mesmo?
As fotos, hoje, são guardadas em arquivos virtuais...
As caixas e os álbuns desapareceram.
Doido isso, né?

Aí eu peguei uma das fotos e me vi, na juventude, rindo com amigos.
O cabelo tava despenteado, a roupa amassada, a meia furada...
mas o meu sorriso tava ali...
Autêntico e intacto.
Por alguns segundos imaginei se eu não deveria ter dado uma ajeitada no cabelo, mudado de roupa, escolhido um fundo melhor para aquela foto...

Depois eu pensei:
Caramba! Se eu tivesse planejado qualquer pose pra aquele momento, eu teria perdido o melhor daquela lembrança:
O meu riso, flagrado na hora da alegria, sem retoques, sem truques.

Mas vocês não acham que a vida é meio parecida com foto de papel?
Porque os momentos são únicos.
Não têm volta.
O que foi torto, ficou torto. O que foi ruim, ficou ruim...
E o que foi bonito...
Ficou bonito pra sempre.

Tem coisa que não dá pra mudar, mesmo.
Sendo assim, eu acho que é melhor a gente estar sempre de bem com a vida.
Porque quando o riso sair na foto, com certeza, vai guardar pra sempre um momento bom...
Sem arrependimentos...
Sem nenhum remendo...
Texto de Lena Gino

6 comentários

Erich Pontoldio disse...

Fotografia é o exato sentimento de um momento q não volta mais...!

As fotos digitais ficaram muito plastificadas pois é só apagar e tirar outra caso vc tenha piscado ou ficado gorda

Anônimo disse...

Fotografia é uma arte bem trabalhada e com um design que transcende o criacionismo da própria arte por meio das diversas imagens!

Guttwein disse...

Saudosismo total!! Essas fotos antigas são as melhores... pô, quem fala de polaroid hoje é taxado de tiozinho!! ahaHAhha E olha que a minha esta intacta aqui em casa! rsrsrs

At disse...

é verdade!

mas eu gosto das fotos digitais
simplificaram a vida :D
mas eu sempre gostei de revelar algumas :D

gosto do verdadeiro valor da foto, de relembrar dos momentos e pá :D

Alan Salgueiro disse...

O ´texto é precioso, Samara! Me fez caior numa reflexão profunda, me fez lembrar de quando ia buscar os álbuns empoeirados no fundo do guarda roupa pra ver as fotos das festinhas de criança. Realmente, toda essa projeção, essa tecnologia, levou o romantismo do acaso, como diz o Zeca Baleiro: "a beleza do erro do engano da imperfeição..."

Obrigado pela espontaneidade em linkar o Versos na sua blogroll!
Sucesso, menina!

Luís disse...

Acho que, embora a tecnologia facilite muito as nossas vidas, ela faz com que se perca certo charme que existia no passado. Um bom exemplo são as fotografias, que hoje são totalmente manipuladas; chegamos a tirar 10 fotos para que uma saia como queiramos.
Antes, como você mesma disse, havia o elemento surpresa: é assim que saí na foto?.
Hoje, isso já não existe mais, porque sabemos exatamente como estaremos.
Várias outras coisas vão se perder com o tempo, aposto.

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger