As sanguessugas pertencem à família das minhocas (anelídeos). Existem mais de 300 tipos de sanguessugas, dos quais o Hirudo medicinalis é o mais conhecido.
Quando está faminta — isto é, quando é aplicada no doente — a sanguessuga pesa de um a três gramas e tem de quatro a oito centímetros de comprimento. Quando está satisfeito e repleto de sangue, o animal aumenta de quatro a cinco vezes o seu volume. Isso é possível, porque ele armazena grande quantidade de sangue em seu estômago, como provisão.
A sanguessuga tem um corpo chato, com um sugador em ambas as extremidades, para se prender. Sua cor é marrom escuro, até preto, e no meio das costas tem um risco esverdeado. Ela pode viver até 27 anos. O sangue assimilado pela sanguessuga, liqüefeito pela Hirudina, é digerido entre 5 e 18 meses, durante os quais ela não precisa de alimento.
Na terapia foi usada, e é utilizada ainda hoje com sucesso, para problemas do sistema venoso, onde existe excesso de sangue, onde existe congestão no tecido e para a rápida melhoria de um hematoma. Enquanto a terapia com sanguessugas era muito comum, hoje infelizmente é utilizada por pouquíssimos terapeutas e recusada por pacientes que sentem nojo.
Sanguessugas se fixam pelas extremidades, sugam até esgotarem sua capacidade e se soltam quando estiverem cheias de sangue. |
O terapeuta pode colocar o animal exatamente no lugar onde deve realizar o seu trabalho benéfico; ali a sanguessuga se prende e não muda um centímetro de lugar, até estar gorda e cair sozinho numa vasilha.
A terapia com sanguessugas ajuda em casos de:
- dores de cabeça e enxaqueca
- herpes-Zoster
- doenças por fungos
- defesa imunológica enfraquecida
- doenças do fígado
- doenças do ouvido
- depressão
- problemas pós cirúrgicos
- problemas na menopausa
- sinusite
- neuralgias
- hematomas (a forma clássica de usá-los)
- ulceras varicosas
- pressão alta
- asma e bronquite
- inflamações e furúnculos
- reumatismo, gota, artrite
3 comentários
Prefiro não arriscar essa terapia... Abraços e sucesso com o blog!
Só que existe um tipo de sangue-suga tremendamente prejudicial a saúde, são do tipo senadoriuns, deputadiuns e outros.
Eu sabia que as sanguessugas eram utilizadas na medicida, mas não sabia que tipo de doença elas curavam! Mas também não prefiro arriscar, somente em casos extremos!
Muito boa a matéria, e obrigado pelo comentário no Furdunço no Semáforo!
Abração e parabéns pelo blog
Postar um comentário